sábado, 14 de agosto de 2010

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: CHEGOU A HORA!

Estou começando as discussões do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entre os tópicos que considero importante, meu foco inicial será o "Planejamento de formação dos professores para o uso das mídias". Por este motivo, os posts se relacionarão com assuntos relacionados a este tema.
Como reflexão inicial, gostaria de postar um trecho de um texto de José Manuel Moran, retirado do site http://www.eca.usp.br/prof/moran/ que fala sobre A ESCOLA QUE DESEJAMOS E SEUS DESAFIOS:
Diz o autor:
"Há um descompasso crescente entre os modelos tradicionais de ensino e as novas possibilidades que a sociedade já desenvolve informalmente e que as tecnologias atuais permitem.   A maior parte do que se ensina não é percebido pelos alunos como significativo.
Uma boa escola depende fundamentalmente de contar com gestores e educadores bem preparados, remunerados, motivados e que possuam comprovada competência intelectual, emocional, comunicacional e ética. Sem bons gestores e professores nenhum projeto pedagógico será interessante, inovador. Não há tecnologias avançadas que salvem maus profissionais.
São poucos os educadores e gestores pró-ativos, inovadores, que gostam de aprender e que conseguem por em prática o que aprendem. Temos muitos profissionais que preferem repetir modelos, obedecer, seguir padrões, que demoram para avançar. São mais os que adotam uma postura dependente do que os autônomos, criativos, pró-ativos. Sem pessoas autônomas é mito difícil ter uma escola diferente, mais próxima dos alunos que já nasceram com a Internet e o celular.

Uma boa escola precisa de professores mediadores de processos de  aprendizagem vivos, criativos, experimentadores, presenciais-virtuais. De professores menos “falantes”, mais orientadores; de menos aulas informativas e mais atividades de pesquisa, experimentação, desafios projetos."

Nossas escolas estão abertas à mudança? O que nos falta para transformar estes espaços em ambientes colaborativos de aprendizagem?

Um comentário:

  1. Olá Alessandra,
    Creio que falta motivação. O professor hoje tem uma responsabilidade muito grande no processo do ensino-aprendizagem e nossa pública pública educacional precisa valorizar o perfil do professor dentro deste contexto.
    Observo na escola, que são poucos os professores que se empenham em reciclar por vários motivos, desde falta de tempo até comodismo. É preciso que a escola promova discussões com os educadores sobre o assunto para chegar a um consenso comum, de forma que todos estejam envolvidos neste contexto.
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir