quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AS MÍDIAS E A PRÁTICA DOCENTE

No livro "Informática e formação de professores", Maria Elizabeth de Almeida (2000) faz a seguinte afirmativa:

A atitude do professor é fator fundamentalo para favorecer a aprendizagem ativa. Contudo, há professores que despendem esforços para tentar transferir as novas idéias para suas salas de aula tradicionais sem mudar de atitude. Papert (1994: 112) salienta que "a permissividade é ilusória, mesmo que as intenções sejam boas, quando a demanda é para que as crianças se encaixem na camisa-de-força do currículo tradicional...". A postura reflexiva não é compatível com o ensino ministrado em porções assimiláveis de conhecimentos estanques, conceitos descontextualizados e habilidades treináveis - tudo organizado de acordo com uma hierarquia estabelecida quando ainda não se dispunha de novas tecnologias.

Agora, responda a enquete ao lado:

Um comentário:

  1. Infelizmente ainda vamos "assistir" educadores mantendo a postura tradicional, seja por medo e comodismo, ou então, por falta de conhecimento e capacitação para inserir em sala de aula as novas tecnologias. A mudança na educação ainda está começando. Vai levar algum tempo para que assimilem a nova postura para o educador do futuro.
    Bj
    Mõnica

    ResponderExcluir